Fisioterapia em Crianças Queimadas

  


  As queimaduras constituem uma das causas mais comuns de internações no mundo, acomete tanto homens como mulheres, em qualquer faixa etária, como por exemplo as crianças, devido despertar o interesse em conhecer o que tem ao seu redor.

                              
                         

-Pele
  A pele é o maior órgão do corpo humano, é de extrema importância para a nossa imunidade. Quando ocorre uma lesão da proteção, o sistema imunológico compromete-se, e assim resulta numa infecção.
-Queimaduras
  As queimaduras representam a 3ª causa de mortes em todo o mundo, e em todas as idades. Porém, em relação a idade mais acometida, é em torno dos 2 aos 5 anos, por conta das queimaduras domésticas, como panelas quentes, água fervente, eletricidade, ferro quente, produtos químicos, etc.
  A gravidade das queimaduras dependerá do tempo, da causa, da profundidade e da extensão da região.
-Profundidade
-1° Grau: superficial, acomete a região externa. Não tem sangramento, pois a camada externa, epiderme, não tem vascularização. Ocorre dor, febre em alguns casos, eritema, descamação da epiderme.
-2° Grau:  apresenta bolhas, tem o descolamento da pele e é dolorosa
-3° Grau: lesão da epiderme e derme. A queimadura é espessa, seca e esbranquiçada
-4° Grau: atinge todas as camadas da pele, músculos, tendões e pode acometer também os ossos. A lesão é esbranquiçada, tem necrose, não apresenta dor, pois as terminações nervosas foram destruídas.
                   
                        
-Extensão
-Pequeno queimado: queimaduras de 1° e 2° grau e apresenta até 10% da área acometida
-Médio queimado: queimaduras de 1° e 2° grau e a área acometida corresponde 10-25%, já a de 3° grau com 10% ou queimaduras das mãos e dos pés
-Grande queimado: a área acometida passa de  26% e a de 3° grau com mais de 10% da área tingida ou do períneo

-Tratamento
  O tratamento nas queimaduras envolve uma equipe multidisciplinar, afim de evitar mais complicações, monitorar os sinais vitais, reabilitação, prevenir hemorragias, perda de líquidos, perda de função, higiene do local afetado, debridamento, terapia medicamentosa

-Fisioterapia
   O profissional irá reabilitar a criança com todo cuidado entre paciente e familia, pode incluir brincadeiras quando possíveis.
  Preparar o paciente para retornar as atividades de vida diária (AVD´s), como manter ou ganhar amplitude de movimento (ADM), restaurar a força muscular, deambular prevenir deformidade e complicações cicatriciais , complicações pulmonares, posicionamento adequado no leito,  avaliar diariamente as condições das feridas, para também adaptar os exercícios.





**Sugestões de assuntos e perguntas  entrem em contato por aqui nos comentários ou  via e-mail 
rapha.paiva90@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meralgia Parestésica

Benefícios do alongamento

Hidroterapia