Dengue, Zika, Chikungunya
Em ano de Pandemia de Coronavírus, a dengue faz muitas vítimas em todo o Brasil, pois a população focou nos cuidados para o Covid-19, e descuidam-se no combate a outras doenças existentes.
O Aedes aegypti é muito conhecido no território brasileiro, em especial com a dengue. No ano de 1950, o mosquito foi extinto, e em 1958 a OMS- Organização Mundial da Saúde, considerou o Brasil, livre deste inseto. Porém, a extinção da dengue não durou muito, no inicio da década de 60, foram detectados novos focos da dengue, e o primeiro surto foi documentado em Roraima, nos anos 80.
O mosquito do Aedes aegypti mede até 1 cm, tem cabeça, patas e riscos brancos em todo o corpo. A dengue é a mais conhecida, porém, o inseto transmite a Zyka, Chikungunya e até mesmo a febre amarela.
Uma fêmea desse mosquito é capaz de gerar 1.500 novos insetos, e tem curto tempo de vida, apenas 45 dias. A desova ocorre aos poucos e em lugares diferentes, o que garante a preservação da espécie.
Apesar de serem transmitidas pelo mesmo inseto, os sintomas mais comuns entre as 3 doenças são: as dores musculares e o mal-estar.
>Dengue
Causada pelo vírus do gênero Flaivírus, o Ministério da Saúde, refere que é a arbovirose (mosquito artrópodes) mais importante, afeta o homem, e é considerada um grande problema da saúde pública, principalmente nos países tropicais, pois o clima beneficia a proliferação do mosquito.
-Sintomas: febre alta (39°C), dores no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, fraqueza. A hemorrágica, ocorre principalmente nas pessoas que tiveram a doença em outro momento. Logo, que infectado pela primeira vez, o organismo produz específicos anticorpos para o tipo viral exposto (1,2,3 e 4), porém sensível aos outros.
A dengue mais grave evolui para a prostração, hipotensão (queda de pressão arterial), desidratação e possivelmente hemorragias.
>Zyka
O Zyka apareceu em 1947, nos macacos na Uganda, e em 1954 contaminou os primeiros seres humanos. Em 2015, surgiu os primeiros casos no Brasil.
- Sintomas: febre, dor de cabeça, dores articulares, vermelhidão nos olhos, manchas no corpo, porém o Zyka vírus apresenta complicações neurológicas (síndrome de Guillan Barré, macrocefalia e encefalites).
>Chikungunya
Diagnosticada no Brasil, no ano de 2014, é causada pelo vírus Chiku.
-Sintomas: mal-estar, febre alta, dores intensas nas articulações (mãos, dedos, punhos, tornozelos e pés). Logo, que o vírus entra pela corrente sanguínea, se multiplica e afeta a membrana das articulações.
>Prevenção
-Colocar tela nas janelas
-Colocar areia nos vasos de plantas
-Colocar desinfetante nos ralos
-Evitar acúmulo de água (água parada)
-Jogar lixo em local correto
-Limpar calhas
-Usar repelentes
>Fisioterapia
-Alongamento muscular
-Exercícios metabólicos
-Exercícios respiratórios
-Favorecer o desmame da ventilação mecânica e oxigenioterapia
-Prevenir e tratar complicações pulmonares
-Terapia manual
-TENS
-Ultrassom
**Sugestões de assuntos e perguntas entrem em contato por aqui nos comentários ou via e-mail
rapha.paiva90@gmail.com
Comentários
Postar um comentário