O que você precisa saber sobre o Coronavírus



   Nas últimas semanas foram registrados na China, novos casos do Coronavírus (CoV), novo vírus que tem causado a doença respiratória, que logo se espalhou por todo o mundo, gerando emergência de saúde pública global. Os coronavírus, fazem parte de uma grande família viral, conhecidos desde os anos 1960.
  As infecções do Coronavírus resultam em doenças respiratórias de leves a moderadas, que assemelham-se a resfriados.
  Alguns coronavírus podem levar á síndromes respiratórias graves, como a Síndrome respiratória aguda grave, conhecida pela sigla em inglês Severe Acute Respiratory Syndrome.
   A SARS é causada pelo coronavírus  assoaciado ao SARS ( SARS- CoV), tendo os primeiros casos na China no ano de 2002, logo se disseminou para mais de 12 países da Améria do Norte, América do Sul, Ásia, Europa, acometendo mais de 8.000 pessoas e resultou em 800 óbitos.
  E no ano de 2012, isolou-se outro novo coronavírus, diferente do SARS, este ainda era desconhecido como agente de doença em, humanos. Nesta época o vírus aglomerou em países do Oriente Médio. Então, por localizar-se nesta região, denominaram a doença como Síndrome Respiratória do Oriente Médio, com sigla MERS- Middle East Respiratory Syndrome e um novo vírus coronavírus associado a MERS (MERS- CoV).



Sinais e sintomas
-Coriza
-Tosse
-Febre alta
-Dor de garganta
-Síndrome respiratória aguda grave
-Algumas vezes podem resultar em pneumonia
-Insuficiência Renal

Período de incubação
- De 2 a 14 dias

Diagnóstico
-Coleta de secreção (aspiração ou escarro)

Tratamento
-Terapia medicamentosa
-Ingesta de líquidos
-Repouso

Como definir novo caso de Coronavírus
-Situação 1: febre e pelo menos um sintoma respiratório (dificuldade para respirar e tosse), histórico de viagem para a região com transmissão local, nos primeiros 14 dias antes do surgimento dos sinais e sintomas.
-Situação 2: febre e um sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar), contato próximo de caso suspeito com o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores do aparecimento dos sintomas.
-Situação 3: febre ou um sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar) e contato próximo do caso confirmado do coronavírus em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao surgimento dos sinais.

ATENÇÃO!!!!
-Em casos suspeitos devem ser isolados, enquanto apresentar os sinais/sintomas clínicos. Quando forem descartados através de exames laboratoriais, os casos serão retirados do isolamento.
  

Prevenção
-Evitar contato com pessoas que tem infecções respiratórias
-Lavar as mãos com frequência, principalmente após o contato com pessoas doentes
-Cobrir nariz e boca ao espirrar/tossir
-Não compartilhar objetos pessoais
-Manter ambientes ventilados
-Profissionais da saúde devem utilizar medidas de precauções de gotículas e contato (óculos de proteção, avental, máscaras e luvas).



**Sugestões de assuntos e perguntas  entrem em contato por aqui nos comentários ou  via e-mail 
rapha.paiva90@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meralgia Parestésica

Benefícios do alongamento

Hidroterapia