Pilates para gestantes
Logo que a mulher descobre que está grávida, nota-se que ocorre inúmeras mudanças no seu corpo, causando desconfortos e até dores.
Existem estudos, que comprovam que os exercícios físicos, geram muitos benefícios para as gestantes.
-Pilates
O Pilates é adaptado para todas as fases da gestação e corresponde a individualidade das alunas. Os exercícios são realizados de modo controlado, visando os cuidados de cada trimestre.
O Método é diferencial, pois trabalha o corpo de modo global, atende exercícios de fortalecimento e alongamento muscular. Cada exercício é associado a respiração, facilitando a oxigenação do bebê.
O hormônio Relaxina, é produzido pela placenta e pelo corpo lúteo, produz o amolecimento das articulações pélvicas e das cápsulas articulares, resultando na flexibilidade para o parto, o que auxilia na acomodação do bebê e facilitar o parto.
É importante ficar atento para as mudanças de cada trimestre. Conforme descrito abaixo:
1° trimestre: intensos sintomas, aumento de peso e de mama
2° trimestre: desloca o centro de gravidade para a frente, aumento da barriga, aumenta a lordose, o que pode levar as dores na coluna
3° trimestre: intensificam os sintomas, dificuldade para respirar, devido a localização do bebê, próximo as costelas. A gestante se cansa, os ligamentos da pelve se estendem, e o centro de gravidade é deslocado mais pra frente.
É necessário, incluir no programa exercícios que realizam anteversão e retroversão da pelve. A musculatura pélvica e a musculatura adutora de quadril, deverá ser fortalecida em todas as fases, associando as contrações e relaxamentos musculares.
-Bem estar físico: quando se associa os exercícios com a respiração, logo se promove o relaxamento geral
-Exercícios de baixo impacto: baixo impacto articular, não provoca sobrecarga articular
-Fortalecer assoalho pélvico: melhora a capacidade de relaxamento no parto, melhora a circulação sanguínea na região pélvica, previne incontinência urinária e o desalinhamento das articulações sacroilíacas
-Fortalecer musculatura de abdômen; ativa o transverso do abdômen, pois na gestação se distende, gerando desequilíbrios posturais
-Fortalecer membros superiores e membros inferiores: Pilates trabalha todo o corpo
-Melhora a respiração: diminui a sensação de cansaço, ativa musculatura do abdômen e tronco
-Melhora postural: por conta do crescimento do útero, ocorre um deslocamento do centro de gravidade, levando as alterações na postura
-Melhora circulação: previne câimbras e edemas nas extremidades
-Melhora a qualidade de vida
-Contra- indicação
-Dor no peito
-Dor abdominal
-Desconforto respiratório
-Taquicardia
-Hipertensão
-Sangramento vaginal
Confira abaixo, alguns exercícios do Pilates indicados para gestantes:
*Sugestões de assuntos e perguntas entrem em contato por aqui nos comentários ou via e-mail rapha.paiva90@gmail.com
Comentários
Postar um comentário