Lesão de Menisco




   Anatomia
   O joelho é uma articulação complexa, que permite os movimentos de extensão, flexão, rotação lateral, os movimentos da perna em relação a coxa e suporta o peso corporal. Os movimentos nesta articulação são importantes para a nossa rotina, como sentar, ficar em pé, correr e andar.
   Também denominado de articulação tibiofemoral, é sinovial e composta por 3 ossos: o fêmur, patela e tíbia. Possui os côndilos, ou seja, processos arredondados e convexos na extremidade distal do fêmur, e dois processos côncavos arredondados na extremidade proximal da tíbia. A patela se encontra na frente do fêmur, na superfície anterior do joelho com a articulação lisa.




    Entre o fêmur e a tíbia tem uma camada em formato do número oito, conhecida como menisco.
   Os meniscos são estruturas semicirculares de fibrocartilagem, localizadas no centro do joelho,  auxiliam no encaixe do fêmur e a tíbia, e são essenciais para manter a biomecânica correta da articulação do joelho.
  Essa estrutura fibrocartilaginosa, recebe vascularização sanguínea, apenas na região periférica, conhecida como Zona Vermelha, isso quer dizer que, caso ocorra uma lesão nessa região, tem maior índice de cicatrização. Já na região central que não é irrigada, chama-se de Zona Branca.
                       





   Cada joelho tem dois meniscos, uma na região externa (lateral) e outro na região interna (medial). O menisco lateral se move em 9-11 mm, e o menisco medial, apresenta-se fixamente na superfície da tíbia  e move-se de 2-5 mm, logo o mais suscetível para lesão.

 -Função do menisco:
- Estabilizar a articulação
-Absorção de choques
-Nutrição de cartilagem
-Melhora a distribuição do líquido sinovial
-Propriocepção
-Etiologia
-Após os 40 anos
-Atletas
-Obesos

-Causas
-Lesões traumáticas: conforme movimentos rotacionais do joelho, ou seja, entorses, comum ocorrer entra jovens praticantes de atividades esportivas. Pode estar associada a lesões ligamentares.
-Desgastes progressivos


-Sintomas
-Bloqueio dos movimentos
-Dor no joelho (aumentam para caminhar, agachar, subir e descer escadas)
-Derrame articular ("água no joelho"), devido ao excesso de produção do líquido sinovial
-Edema
-Estalos

-Diagnóstico
-Exame físico
-Testes
-Ressonância magnética
       



-Tratamento
-Cirurgia/ artroscopia
-Anti-inflamatórios e analgésicos conforme prescrição médica



-Fisioterapia
-Alongamento muscular
-Crioterapia
-Eletroterapia
-Fortalecimento muscular
-Pilates
-Terapia manual





**Sugestões de assuntos e perguntas  entrem em contato por aqui nos comentários ou  via e-mail rapha.paiva90@gmail.com**

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meralgia Parestésica

Benefícios do alongamento

Hidroterapia