Tendinite Patelar
A tendinite patelar, também conhecida como Jumpers Knee (joelho de saltador), é a inflamação do tendão patelar, acomete principalmente atletas que praticam esportes com saltos, como jogadores de vôlei e basquete, saltadores ( distância, altura e triplo) e exercícios aeróbicos de alto impacto.
Este tipo de tendinite, geralmente afeta a fixação do tendão patelar da região inferior da patela, por conta do mecanismo de desaceleração do esporte praticado.
-Incidência: comum em 20% dos atletas que praticam esportes com salto
-Etiologia: comum em homens
-Causas: esportes com saltos, sedentarismo, tabagismo, sapatos com salto alto, posturas incorretas, profissionais que trabalham sentados por tempo prolongado.
-Sinais e sintomas: dor intensa, edema e rigidez articular, espasmos, fadiga, dificuldade para movimentar, alteração na sensibilidade, vermelhidão
-Diagnóstico: exame físico, testes específicos, exames de imagens
-Tratamento: indicação cirúrgica é rara, porém quando ocorre é para a retirada da ossificação e da inflamação.
-Fisioterapia: crioterapia, alongar flexores de quadril ( isquiotibiais, iliopsoas, gastrocnêmios, reto femoral e adutores), extensores de quadril e joelho (glúteos, quádriceps), banda iliotibial e retináculo patelar; fortalecimento muscular (cadeia cinética fechada); treinamento proprioceptivo, pliometria, eletroterapia (laser, ultra-som, para acelerar a reparação do tendão); Pilates, Reeducação Postural Global (RPG).
** Sugestões de assuntos, dúvidas e perguntas entrem em contato por aqui nos comentários ou via e-mail rapha.paiva90@gmail.com
Comentários
Postar um comentário