Reiki- Terapia Alternativa





Técnica de canalização da energia universal, através da imposição das mãos e o toque.



         -Origem: no final do século XIX, o monge japonês Mikao Usui, buscava respostas á respeito do método de cura que Buda e Jesus usavam em suas determinadas épocas.



         Viajou para Índia e China, estudos dizem que foi até os Estados Unidos; porém foi no Japão mesmo, em um monastério budista, que encontrou pergaminhos, com as respostas que tanto buscava.
         Foram escritos por um outro monge em sânscrito (língua e dialetos antigos do norte da índia).
         Nessas escrituras, então Usui tomou conhecimento, a respeito dessa técnica e assim, a estudou por muitos anos.
         Mas uma coisa era conhecer e a outra era saber pratica-la, ativando a energia necessária para aplicar.
         Então, Usui decidiu jejuar e meditar por 21 dias, para isso, subiu o monte de Koryama, no Japão. Colheu 21 pedras para contar os dias.
         Mas no 21° dia, viu luzes que atingiram seu chakra do 3° ( região frontal da testa, no meio das sobrancelhas) e observou a formação dos símbolos do Reiki, através dessas luzes.
         Naquela época, pessoas doentes viviam em uma região do Japão e Usui optou por se instalar nesta região, e aplicar o Reiki gratuitamente. Pode concluir, que curar o corpo é uma parte do processo e a cura total acontece, quando a energia atinge o corpo, a mentem espirito, restabelecendo a harmonia e o equilíbrio.

         Morreu em 1930, mas seus poucos discípulos, passaram a aplicar a técnica. As pessoas curadas através do Reiki, se submetiam ao curso completo, propagando assim, para todo o mundo.


         Precisamos entender que:
-Energia vital: quando você dorme, seu coração continua batendo, respiração mantém. A energia anima seu corpo e o mantém funcionando, independente da consciência.


-Corpo vital: guarda a energia necessária para a saúde do corpo físico, pode perde-la em contato com ambientes não saudáveis e pessoas de energia desequilibradas. A perda constante de energia e a não reposição, resultam em inúmeras doenças.




-Função: Reiki (sabedoria universal- Rei, energia vital- Ki), age através da aura e dos chakras. São centros energéticos localizados no corpo, estão sempre em movimentos circulatórios, vibrantes e contínuos; formando um espiral de energia.
E é por meio deles, que o corpo vital troca energia com o exterior.

 -Chakras: são centros energéticos dentro do corpo, que distribuem a energia por canais.




Os chakras, podem sofrer lesões, como obstruções e fissuras, podendo ficar desalinhados e desequilibrar uma pessoa, e resultar em aparecimento de doenças emocionais e físicas.
A energia Reiki, alinha e restaura o equilíbrio dos chakras, harmonizando-os para receber energia da natureza, sem obstruções, pela luz, água, ar, terra, pessoas e todo o meio que vivemos.
A aura é um campo de energia que protege o corpo com envoltório de luz. Quando estamos alegres, temos a sensação de grandeza, conforto e de que tudo é possível. E quando estamos tristes, a aula diminui, nos sentimos sufocados e frágeis. E doentes a aura fica escura.

         O Reiki limpa, restaura e fortalece a aura, garante vitalidade física e mental.


      -Imposição das mãos: nas mãos, estão localizados os terminais nervosos, que são sensíveis e ligados ao cérebro, onde nosso sentido se expressa melhor.
     O Reiki não requer que as mãos encostem na pessoa, é necessário que esteja numa altura de 3 a 5 centímetros do corpo, para que a energia possa fluir.

         As mãos do praticante devem ter a forma de concha para poder aplicar de modo suave, sem tensionar  os braços e punhos, para não cansar.




         Quando inicia o tratamento, o praticante tem que ter conhecimento que está entrando no campo da aura da pessoa, em sua intimidade e conforto. Saber tocar com a permissão do outro, sem gerar desconforto, pois é sinal de respeito e atenção.

         Quando termina a imposição das mãos, deve-se fechar o campo áurico da pessoa, lavar suas mãos com água fria e corrente para a própria limpeza do praticante.





-Simbologia Reikiana: este tipo de tratamento, são feitos através de símbolos sagrados com a visualização e projeção do terapeuta.
         O símbolo é uma representação e assimilação do inconsciente das forças naturais.

         Coloco aqui, os nomes e seus significados, usados no Reiki tradicional.

-Cho Ku Rei: traz energia para o mundo físico, símbolo do poder.
-Sei He Kei: atua no emocional, a vida, carma, o mundo, libera emoções, símbolo do equilíbrio.
-Hon Sha Ze Sho Nen: age como ponte, entre as dimensões, é o caminho sem tempo, o espaço entre a matéria densa e o etéreo, entre o passado e presente e o futuro, atua sobre o corpo mental, consciente e o carma.
-Dai Koo Myo: incorpora a energia do chakra da coroa, alinha o espirito, é o símbolo da capacitação.

-Ra Ku: ligação com o divino e o ser, símbolo da purificação.





-Fisioterapia: Reiki atua no nível espiritual, mental e emocional, associado com a fisioterapia, resulta em benefícios.
O Reiki proporciona:
-Alivio das dores
-Alivio emocional
-Atenua os efeitos colaterais da Quimioterapia
-Aumenta o auto controle
-Sensação de relaxamento e conforto
-Estimula a criatividade, memória e concentração
-Equilibra os centros energéticos
-Libera bloqueios e emoções reprimidas
-Capacidade de reduzir efeitos secundários, auxilia nos tratamentos tradicionais
-Melhora os sintomas de doenças aguda e crônicas, estresse

Entre outras coisas...





*Dúvidas, entrem em contato por aqui nos comentários ou  via e-mail rapha.paiva90@gmail.com








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meralgia Parestésica

Benefícios do alongamento

Hidroterapia