Artrite reumatóide



        Doença crônica, auto- imune, inflamatória e com manifestações sistêmicas.
         Sua característica principal é uma sinovite inflamatória persistente, comprometendo todas as articulações sinoviais e periféricas de forma simétrica, resultando em incapacidade leve a grave.
      -Incidência: doença frequente, atinge 1% da população mundial, acomete mais mulheres do que homens, na faixa dos 35-50 anos.
    -Etiologia: desconhecida, porém podem influenciar os fatores genéticos, fatores hormonais infecções virais e bacterianas, tabagismo.
     -Patologia: as células sinoviais aumentam o seu tamanho e número, consequentemente, aumenta a produção do liquido sinovial, ou seja, na sinovial normal tem até três camadas de células, na artrite reumatoide terá dez ou mais camadas.
      -Quadro clinico: na fase inicial, o paciente apresenta sinais inflamatórios. A dor pode ser difusa ou localizada, presente em atividades, pode piorar em repouso e á noite.

         Enfraquecimento muscular, devido a atrofia dos músculos em torno das articulações afetadas. Redução de amplitude de movimento, fadiga, conjuntivite, úlceras, osteoporose, nódulos, trombose, calor, eritema, rigidez (sua duração é avaliada para medir a atividade da inflamação). Perda de função, dor, deformidades, instabilidade articular e fraqueza muscular.




-Deformidades: dedos em pescoço de cisne, dedos em botoeira, polegar em z, desvio ulnar ( fornece suporte em situações que envolvem a força), desvio radial ( desempenha movimentos e funções delicadas).




         É comum afetar a o cotovelo, aparece artrite ou epicondilite, tem a perda de extensão da articulação e o aparecimento de nódulos.
         O ombro não restringe a sinovial da glenoumeral, podem gerar tendinites, bursites e até ruptura do manguito rotador.
         O joelho, quando é afetado, tem atrofia precoce do quadríceps (1 semana), com perda de extensão completa, levando a contratura em flexão, caso não seja corrigido a tempo.
         Os tornozelos são raros em artrite reumatoide, resultam em erosões ligamentares, deformidades em pronação ou eversão.
         -Diagnóstico: 7 critérios que o paciente precisa preencher, porém no mínimo 4 para ser positivo.
         1- rigidez matinal de pelo menos 1 hora, por 6 semanas
         2- artrite em pelo menos 3 áreas
         3- artrite nas mãos
         4- artrite simétrico
         5- nódulos reumatoides
         6- fator reumatoide sérico
         7- alterações radiográficas
-Tratamento médico: indicação de anti-inflamatórios não hormonais, glicocorticoides, agentes biológicos, cirurgias para correções nos tendões, sinovectomia, artrodese e artroplastia, desbridamento articular.
         -Fisioterapia: melhorar qualidade de vida, controle da dor, aumento da amplitude de movimento, melhora da função cardiorrespiratória, manter função motora e muscular, prevenir deformidades.
         Avaliação da escala para dor, presença de edema, amplitude (passiva e ativa), força muscular (dinamômetro). Aplicação de questionário de qualidade de vida.





*Dúvidas, entrem em contato por aqui nos comentários ou  via e-mail rapha.paiva90@gmail.com












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meralgia Parestésica

Benefícios do alongamento

Hidroterapia