Fisioterapia

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.
O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.
O fisioterapeuta pode atuar nas seguintes áreas:

-Fisioterapia Cardio-pulmonar: atuar nas fases pré e pós operatória, prevenir e tratar doenças cardíacas e respiratórias, prescreve e aplica exercícios relacionados aos aparelhos circulatório e respiratório.


-Fisioterapia do Trabalho: na prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, como as lesões relacionadas ao esforço repetitivo (LER), evitando assim, o afastamento no trabalho.


-Fisioterapia Neurológica Adulto: atua na reabilitação de pessoas que tiveram acidente vascular encefálico (AVE), paralisias e traumatismos cranioencefálico (TCE).


-Fisioterapia Neurológica em Pediatria: auxilia na reabilitação de crianças portadoras de paralisia cerebral, síndrome de Down e distrofias.


-Fisioterapia Dermato-funcional: aplica técnicas como massoterapia,  mecanoterapia (drenagem linfática e modeladoras), no pós- operatório de cirurgias plásticas para amenizar desconfortos, limpeza de pele e uso de aparelhos como laser, ultra-som e corrente russa.


-Fisioterapia em Terapia intensiva: atua na área hospitalar, em setores como enfermarias, pronto-atendimentos, UTI´s, com aplicação de técnicas respiratórias, neurológicas e musculoesqueléticas, pós-operatório de cirurgias cardíacas.


-Fisioterapia Desportiva: prevenir e reabilitar lesões em atletas e praticantes de atividades físicas.


-Fisioterapia Traumato-ortopédica: reduzir dores em pacientes com fraturas, traumas e luxações Acelerar a recuperação em movimentos. Prevenir e reabilitar lesões de coluna vertebral, lesões musculares, pós operatório de cirurgias articulares, ligamentares, entre outras.


-Fisioterapia na Saúde Coletiva: assistência na vigilância epidemiológica e sanitária, acompanhar desenvolvimento infantil, atenção a saúde adulta e reabilitação.


-Fisioterapia na Saúde do idoso: preservar funções motoras, prevenir e reabilitar incapacidades decorrentes do envelhecimento.


-Fisioterapia na Saúde da Mulher: promover saúde e reabilitação para gestantes e puérperas, pacientes que apresentam incontinência urinária e cânceres ginecológicos (mama, endométrio, ovário e útero).


**Dúvidas e perguntas  entrem em contato por aqui nos comentários ou  via e-mail rapha.paiva90@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meralgia Parestésica

Benefícios do alongamento

Hidroterapia