Câncer



         Possui mais de 100 doenças, onde ocorre o crescimento anormal (maligno) de células que acometem órgãos, tecidos, podendo assim, resultar em metástases, ou seja, quando se espalham para outros locais do corpo humano.





      As células são incontroláveis e extremamente agressivas, logo determinam-se as neoplasias e tumores (acúmulo de células). Quando o tumor é detectado como benigno, significa que uma massa em determinado local, se multiplicam de modo lento, onde não invadem os tecidos e órgãos e geralmente com bom prognóstico. Podem ser arredondados e envoltos por uma cápsula de tecido epitelial e fibroso.


         Existem tipos de câncer e correspondem aos tipos de células do corpo humano. Por exemplo, quando atinge tecidos conjuntivos (músculos, ossos, cartilagens) é denominado de Sarcoma. Quando atinge tecidos epiteliais, como a pele e mucosa, é denominado de carcinoma.

         -Como surge: o câncer surge a partir de um erro durante a formação celular, resultando no surgimento de células anormais, pois ocorre alterações no DNA (responsável pelo código genético das pessoas). Normalmente, as células saudáveis vivem, se dividem e morrem, mas as células cancerosas, se dividem de maneira descontrolada, dando origem a um tumor.

         -Como se forma: em um individuo saudável, as células se multiplicam, as células filhas precisam ser iguais as células mães, não gerando alterações. Agora se a células filha, se apresenta diferente da célula mãe, significa que teve mutações genéticas, o que facilita o desenvolvimento do câncer.

         A formação do câncer ocorre em diferentes fases:
>Estágio de iniciação: primeira fase do câncer, as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos, provoca modificações em genes. O câncer ainda não é visível nesta fase.
>Estágio de promoção: as células se transformam em células malignas, através do contato do agente causador do câncer.
>Estágio de progressão: é a fase da multiplicação descontrolada, das células alteradas, resultando nos sintomas.

-Causas: podem gerar o câncer, qualquer atividade com exposição prolongada. Como tabagismo, radiação, produtos químicos, exposição excessiva ao sol, queimaduras frequentes, idade, vírus, inflamação crônica.

-Sinais e sintomas: fadiga, mudança de peso, alterações na pele (feridas, vermelhidão, escurecimento) mudanças nos hábitos dos intestinos e bexiga, dor muscular e articular, febre, suores noturnos, indigestão e tosse persistentes.

Incidência: previstos mais de 570 mil novos casos de câncer no Brasil. O câncer de pele estima-se em 180 mil novos casos. O câncer de próstata 68,8 mil casos, câncer de mama 57 mil casos, câncer de intestino 33 mil casos e câncer de pulmão com 27 mil casos.

-Etiologia: pode surgir em todas as idades, porém a maioria das pessoas são diagnosticadas a partir dos 60 anos.

-Tipos: câncer de mama, câncer de próstata, carcinoma basocelular (câncer de pele, se inicia nas células basais), melanona (câncer de pele mais grave), câncer de colorretal (câncer de cólon ou reto), câncer de pulmão, leucemia (câncer nas células sanguíneas), linfoma (câncer no sistema linfático).



-Tratamento:
>Testes genéticos: indicados para pessoas com alto risco para desenvolver o câncer.
>Quimioterapia: possui uma ou mais drogas anti-neoplásicas citotóxicas (agentes quimioterápicos). O termo engloba uma extensa variedade de diferentes fármacos anticancerígenos, que são divididos em agentes alquilantes e anti-metabólitos.Atuam matando as células que dividem rapidamente. A eficácia da quimioterapia depende do tipo e do estágio do câncer. Quando a pessoa passa por cirurgia, mais a quimioterapia, logo será mais eficaz.




        >Radioterapia: é o uso da radiação ionizante, para assim, obter a melhora dos sintomas da doença. Danifica o DNA do tecido canceroso, levando a morte celular. Os feixes da radiação são lançados em vários ângulos de exposição e se cruzam no tumor, para que a massa cancerosa seja atingida é colocado uma dose maior e também os tecidos normais, tais como, pele, órgãos, onde serão tratados, são poupados. A radioterapia é indicada para a maioria dos casos e a radiação pode ser usada de fontes internas, como braquiterapia e externa.


     >Cirurgias: principal indicação de cânceres sólidos e isolados. Normalmente o câncer é removido e alguns casos, retiram-se até os nódulos linfáticos.

         >Cuidados paliativos: para que o paciente se sinta melhor, inclui a redução de sofrimento físico, emocional, espiritual, psicossocial. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da pessoa, conforto. É indicado desde o inicio, quando tem o diagnóstico, para assim, reduzir os sintomas (dor, náuseas, falta de ar).



      -Fisioterapia: manter desenvolver, restaurar a cinética- funcional dos sistemas dos pacientes. Eletroterapia para aliviar as dores, TENS; terapia manual, para diminuir a tensão, melhorar a circulação, diminuir a ansiedade; crioterapia; reiki; acupuntura.








*Dúvidas, entrem em contato por aqui nos comentários ou  via e-mail rapha.paiva90@gmail.com




























Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meralgia Parestésica

Hidroterapia

Benefícios do alongamento